ODONTOPEDIATRIA

A odontopediatria é especialidade da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que muitas pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista esta relacionado às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, a odontopediatria é tão importante.
O tratamento para crianças requer cuidados especiais. Os pequenos precisam de maior atenção e cuidado para que a visita ao dentista não seja traumática. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.

Recomenda-se que a primeira visita ao dentista ocorra durante o primeiro ano de vida, após nascer o primeiro dente de leite. Visitas periódicas  ao odontopediatra garante a saúde bucal da criança e o estabelecimento dos bons hábitos de higiene oral. Por volta dos 6 anos, é indicado realizar a primeira consulta com o ortodontista. Os problemas no desenvolvimento da face e nas trocas dentárias têm melhor solução quando abordados em fase de crescimento. Os tratamentos de Ortodontia infantil previnem e corrigem a posição dos dentes (de leite e permanentes) e direcionam o crescimento dos ossos da face. Para isso, são utilizados diversos tipos de aparelhos, fixos ou móveis, em crianças de 6 até 12 anos aproximadamente.
As crianças com hábito de sucção de chupeta ou dedos também devem consultar um ortodontista o quanto antes. A aparência do sorriso interfere na autoconfiança e formação da personalidade da criança.

DÚVIDAS FREQUENTES  SOBRE A ODONTOPEDIATRIA

Quando deve acontecer a primeira visita da criança ao dentista? A partir dos seis meses, quando começam a nascer os primeiros dentinhos. Nesta visita, a mamãe recebe orientação sobre dieta, higiene, aplicação de flúor, uso adequado da mamadeira, chupetas e etc…
O que são os chamados dentes de leite?
São os primeiros dentes a erupcionarem na cavidade oral, são denominados de decíduos e conhecidos como dentes de leite por serem mais brancos e mais claros que os permanentes.
A partir de que idade os dentes de leite começam a cair? Por que?
Os dentes de leite começam a esfoliar entre 5 e 7 anos de idade, e isso ocorre porque os dentes permanentes estão se formando e reabsorvendo a raiz do dente de leite, para então permitir a erupção (nascimento) dos permanentes.
Existe algum cuidado especial com os dentes permanentes que irão nascer?
Os dentes permanentes devem receber cuidados especiais, porque são dentes que ficarão para a vida toda. Ao nascerem, os 1 os molares se encontram num nível mais baixo de que os outros dentes de leite, permitindo assim um maior acúmulo de restos alimentares. Deve-se orientar a higiene, além de aplicações de verniz com flúor, para fortalecer este esmalte e a possível indicação de selantes. É importante salientar que os primeiros molares permanentes, nascem por volta dos 6 anos de idade, atrás do último dente de leite, sem que haja a troca.
Pode acontecer de a criança demorar mais a perder o dente de leite? Isso é comum? O que fazer nesse caso?
Pode ocorrer troca dentária mais tardia, mas deve-se avaliar se está dentro dos padrões de normalidade. Existem casos em que pode ocorrer a retenção tardia, isto é, quando o dente de leite não cai e o permanente já está na hora de nascer.
Neste caso, após uma avaliação clínica e radiográfica, poderá ser indicada a extração do dente de leite para a erupção do permanente.
O que os pais devem fazer quando percebem que o dente está ficando mole?
Devem agir naturalmente com a criança, explicar que está na hora de trocar o seu dentinho. O ideal é que o dente caia naturalmente. Quando isso não acontece, é importante a avaliação do dentista sobre a necessidade de removê-lo. 
Algumas crianças se orgulham de “ficar “ banguela “, mas e aquelas que têm vergonha. Como tratá-las?
Devemos explicar que é um processo natural, todas as crianças ficam banguelas, que seus amiguinhos da escola também estão trocando os dentes. A janelinha aparece para permitir o nascimento de um novo dente, maior e mais bonito.
Com que freqüência a criança deve ir ao dentista?
A freqüência do retorno ao consultório varia de acordo com a necessidade individual de cada criança. Sugerimos a mãe que a criança visite o dentista duas vezes ao ano, para que possa ser acompanhada durante todo seu crescimento.

Contato

WhatsApp chat